Sobre Mariana Monici
Sempre interessada em compreender a mente humana; as pessoas , com suas histórias de vida, visões de mundo únicas, e suas relações, sempre me fascinaram.
Durante a graduação, comecei a estudar os processos de saúde e doença, sobretudo as repercussões emocionais a partir de situações de hospitalização, o que me levou a ingressar na Especialização em Psicologia Hospitalar, onde pude aprofundar-me nos estudos de psicanálise, psicossomática e também, iniciar minha experiência clínica, no manejo de atendimentos que, muitas vezes, envolviam graves diagnósticos, situações de luto e tantas outras, que traziam grande impacto emocional às pacientes e, por vezes, suas famílias. Meu trabalho envolvia o atendimento à gestantes de alto risco, puérperas e mulheres com outras questões ginecológicas. Tive a oportunidade de atender muitos pais cujos bebês estavam internados na UTI, acompanhando o início da trajetória destas pessoas, na maternidade e paternidade, auxiliando-os a encontrarem novos significados, mesmo quando nem tudo saia como o esperado para seus bebês.
Logo após, realizei uma segunda especialização em Psicologia Aplicada à Nutrição, na Escola Paulista de Medicina. Onde atendi muitas famílias em ambulatórios de obesidade e distúrbios do apetite, podendo contribuir em equipes interdisciplinares muito especializadas, com a compreensão sobre os aspectos emocionais envolvidos nos transtornos alimentares e suas repercussões. Tema altamente relevante na clínica nos dias de hoje.
Atualmente, atendo adolescentes e adultos, que buscam um espaço de escuta e compreensão de suas emoções.
Trabalhos Científicos
“A criança hospitalizada: o Espaço Potencial e o Palhaço”
Universidade Mackenzie. 2000
“Repercussões psíquicas do vínculo entre mãe e bebê malformado: um estudo de caso”
Hospital e Maternidade “Leonor Mendes de Barros”. 2001
“O momento psíquico do desmame”
UNIFESP – Escola Paulista de Medicina. 2002